BANNER-TEM-CONHECER-BUENOS-AIRES-123MILHAS

Viagem a Buenos Aires – Parte 3

Na terceira e última parte, vamos dar um giro por quatro bairros que, para mim, são os mais incríveis de Buenos Aires, são eles:

  • La Boca (onde fica o Caminito)
  • Palermo
  • Recoleta
  • San Telmo
  • Madero

O Caminito, localizado no bairro La Boca, dispensa comentários, pois é um dos pontos turísticos mais famosos e visitados de Buenos Aires. É um lugar onde já foi um cortiço e hoje recebe milhares de turistas que se interessam em conhecer um pouco mais das galerias de paredes super coloridas. Além disso, é um lugar gostoso para sentar em um dos vários restaurantes, enquanto bebe uma cerveja e espera seu prato, pode curtir apresentações de tango e de música ao vivo.

IMG_20220414_133716 IMG_20220414_134208

O bairro de Palermo é o meu preferido, tem muito que se fazer por lá, seja de dia ou a noite.

Palermo é uma ampla região que abriga áreas menores. Elas incluem o badalado Palermo Soho e o Palermo Hollywood, com restaurantes variados, bares de coquetel sofisticados e lojas de moda peculiares. No Parque Tres de Febrero, você encontra um jardim de rosas, planetário e lagos para a prática de remo.

Jardín Japonés: representa um parque típico do Japão, com seus lagos e cachoeiras. O jardim tem muitas espécies de plantas. Na primavera e no verão é um prazer ver o colorido das flores. Dica importante é chegar cedo, pois dá fila na entrada e as fotos ficam mais bonitas sem pessoas estranhas ao fundo.

Rosedal: é um parque de Palermo com uma ótima área ao ar livre, lago para brincar no pedalinho, áreas gramadas e uma enorme quantidade de roseiras que ficam todas floridas durante alguns meses do ano. O parque é muito bem cuidado, ideal para uma tarde preguiçosa ao ar livre, para namorar ou para passar um tempo em família. É uma ótima pedida para quem procura algo tranquilo e quer curtir um pouco dos parques de Buenos Aires – o lugar é uma delícia!

Planetário Galileo Galilei: Bem perto do Rosedal, em uma bela praça com um lago, a cúpula do Planetário causa impacto. Inspirada no planeta Saturno, a cúpula de 20 metros tem um brilho diferente ao anoitecer. Inclusive, vale a pena aproveitar o final de tarde de verão para curtir um piquenique, conversar e brincar com a galera. A praça é ótima para este momento

Ruas grafitadas: O grafite em Palermo é uma atração à parte para quem visita Buenos Aires. Oportunidade para quem aprecia arte de rua. Os temas dos grafites vão desde politica à amores mal sucedidos. rsrs

Plaza Serrano: (meu lugar favorito) – Na Plaza Serrano, também conhecida como Plaza Julio Cortázar. A praça é rodeada por muitos cafés, bares e restaurantes. Não à toa, um dos lugares mais movimentados de noite. Aos finais de semana é dominada pelo alternativismo do artesanato, das roupas e da música. Se a praça tem se firmado com o nome de um importante escritor argentino,  a rua Jorge Luis Borges também é uma das mais importantes do bairro. Nesta rua morou o famoso escritor argentino e também Che Guevara. Foi lá também em um desses baes animados, que comi a melhor batata frita com molho de queijo e bacon que já experimentei!

Recoleta: é uma área rica e convidativa, conhecida por residências em estilo parisiense, exuberantes palácios e boutiques elegantes. No bairro da Recoleta há dois pontos turisticos que gostaria de destacar:

Floralis Genérica: é um monumento metálico em forma de flor que tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas. Ela foi doada por Eduardo Catalano, arquiteto argentino, e apesar de não ser um momento histórico e tradicional, é um lugar bem legal para conhecer e tirar fotos. A escultura fica na praça Naciones Unidas, que tem um grande espaço gramado em Palermo onde os argentinos gostam de se sentar para tomar sol e conversar. O fato mais interessante sobre essa escultura é que ela possui um sistema que faz com que suas pétalas se abram e fechem de acordo com a hora do dia.

Livraría el Ateneo: Olhando de fora nem parece que vamos entrar na mais linda livraria de Buenos Aires. E por que não dizer da América Latina? Afinal, El Ateneo foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a segunda livraria mais linda do mundo. Sem perder o esplendor do teatro, os camarotes servem de espaços para leituras, as poltronas do teatro foram substituídas por estantes, no subsolo fica a seção de literatura infantil e os pisos superiores abrigam uma galeria de arte e uma seção de música clássica. Ainda permanece a belíssima cúpula e as cortinas de veludo.

San Telmo:

Galería Solar de French: Na Galeria Solar de French, além de encontrar uma variedade de coisas diferentes, terá de presente uma passarela de guarda chuvas coloridos para tirar aquela foto especial. A instalação artística foi colocada em um dos agradáveis pátios abertos do antigo casarão em frente à Praça Dorrego, um dos principais centros comerciais da cidade.

Mafalda: A menininha, que é famosíssima na América Latina e em países da Europa, tem um lugar dedicado a ela em Buenos Aires. Tanto que a estátua feita em sua homenagem é um ponto turístico muito visitado e claro eu fui lá conferir!

Sorveteria Freddo: A Freddo é a mais famosa marca de sorvetes de Buenos Aires e de toda a Argentina. Provem o sorvete de doce de leite, é sensacional!

Puerto Madero: Puerto Madero é uma das regiões mais charmosas e enigmáticas de Buenos Aires. Caminhar pelo calçadão que passa por toda a extensão dos diques de Puerto Madero é um delícia. Ao andar por ele você vai se deparar com uma grande variedade de restaurantes, bares e cafés.

Ponte da Mulher: Trata-se de um dos cartões postais de Puerto Madero e um dos símbolos da arquitetura moderna em Buenos Aires.O que chama atenção nessa linda ponte para pedestres é seu lindo design, que representa um homem abraçando uma mulher em uma dança de tango (a imaginação tem que ser boa para consegui visualizar este casal). Outra curiosidade é que ela é uma homenagem ao sexo feminino.

Tango Madero: Sem dúvidas, é o melhor tango de Buenos Aires. A experiência é muito incrível e só vivendo pra saber exatamente. Os cantores e dançarinos são de excelente qualidade, além de ter um storytelling incrível que conta como surgiu o tango na Argentina. Vale a pena conhecer, desfrutar da noite agradável e de um jantar maravilhoso.

IMG_20220414_173358

 

IMG_20220414_180440_1

Espero que tenham gostado das dicas e que quando for a Buenos Aires se lembre desses posts.

Um beijo.

Viagem a Buenos Aires – Parte 3