Oxente, mainha!
Em janeiro de 2022 fui pela primeira vez a Bahia. Sempre tive curiosidade em conhecer algum lugar desse estado que realmente tem uma energia surreal. O destino escolhido foi Porto Seguro com direito a bate e volta a Arraial d’ajuda, Trancoso e Praia Vermelha.
Bora para as dicas?
Porto Seguro
Fiquei hospedada na praia de Taperapuan, que é a principal de Porto Seguro, diferentemente de outras praias do sudeste que estou acostumada, não há aquele calçadão por toda a orla, a frente da praia são os hotéis e poucos restaurantes e do outro lado já a beira mar, é que tem muitas barracas com excelente infraestrutura. Já vou dar destaque a barraca do Gaúcho, meu ponto certo em quatro dos sete dias de viagem. Bom atendimento, cerveja super gelada, porções bem servidas e um arroz de polvo sensacional que eu recomendo MUITO!
A locomoção da praia de Taperapuan para o centro histórico (que eu recomendo ir conhecer pela manhã) e para a famosa e maravilhosa passarela do álcool é super tranquila, tanto para pegar um táxi (que em alta temporada costuma ser caro, Uber) ou ônibus que eu usei bastante e o custo benefício é ótimo, apenas R$ 5,00.
Como ia dizendo, o centro histórico é uma gracinha, tem casinhas coloridas, igrejinhas, museu histórico, a antiga prisão, o farol e uma linda vista para a praia. Além disso, tem feirinha, lojinhas com muitos artesanatos para levar de lembrancinhas e para refrescar uma água de coco geladinha e com preço camarada!
Já a passarela do álcool, ganhou meu coração! rsrs não é só o ponto turístico mais famoso de Porto Seguro, mas é um dos lugares mais legais para se passear a noite, tem de tudo: restaurantes para TODOS os gostos, várias lojas, barracas de artesanato, música ao vivo num clima e ambiente muito agradável. Vale super a pena ir!
Praia da Coroa Vermelha
A praia da Coroa Vermelha é simplesmente encantadora e certamente a minha preferida. O motivo? O mar! De água azul clarinha, não tem ondas, permitindo aproveitar bem para nadar e mergulhar. As barracas ficam a beira mar, literalmente, pois quando a maré sobe chega até a ponta de algumas barracas. é uma delícia e super refrescante, principalmente se a barraca escolhida tiver um deck. Além disso, essa é uma praia histórica, foi lá que se realizou a primeira missa no Brasil celebrada pelos colonizadores, por isso, tem uma cruz gigantesca no centro da “praça”. É na praia de Coroa Vermelha também que se localiza a reserva indígena dos Pataxós.
Arraial d’ajuda
Comece o roteiro pela estrela do centro de Arraial d’Ajuda: a igreja Nossa Senhora d’Ajuda, no quadrado. Dê a volta do templo, para ver o bonito mirante de fitas que fica na parte de trás da igrejinha.
Saindo do quadrado, você vai passar pela Broadway, que é a rua mais animada do centro de Arraial – uma verdadeira torre de babel. Quem procura o que fazer a noite em Arraial d’Ajuda com certeza encontra bastante movimento aqui – embora a maioria dos restaurantes e lojinhas dessa rua tenham um perfil mais popular.
Mas para mim, a atrações mais interessante e a principal delas certamente é a rua Mucugê, que é uma alameda maravilhosa, cheia de lojas e restaurantes para explorar. Ao longo da rua, você vai ver pequenas galerias que reúnem vários restaurantes, como a Vila das Cores. Há sorveterias, cervejarias, restaurantes tradicionais e vários lugares com música ao vivo. Também há algumas pousadas. Seguindo até o final da rua Mucugê, você vai encontrar as praias de Arraial d’Ajuda.
Praia dos Pescadores
Indo para o norte, a primeira praia depois de Mucugê é a Praia dos Pescadores. Como o próprio nome diz, é uma praia repleta de barquinhos de pesca, que deixam o cenário bem fotogênico.
Na praia há um ponto de apoio, a Barraca do Nel, que é famosa por seu peixe frito. Essa praia pode ser visitada tanto caminhando pela areia quanto vindo de carro pela estrada.
Trancoso
A cidade é um vilarejo rústico-chique pequeno na Bahia, a poucos km de Porto Seguro e com 11 mil habitantes. Está situado no litoral sul da Bahia e faz parte do distrito de Porto Seguro.
O coração de Trancoso é a famosa Praça do Quadrado, onde tudo acontece. É o centrinho da praia com uma linda igrejinha, campo de futebol e casinhas coloridas e charmosas que cercam a praça e onde funcionam os restaurantes, bares e o comércio que atraem os turistas e os nosso olhares. Tudo é muito charmoso por lá. Caminhar por esta área é obrigatório e muito prazeroso.
A pequena e charmosa igreja de São João de Trancoso foi erguida em 1656. Ao fundo da Igreja está o Mirante de Trancoso que tem uma linda paisagem para o mar. Muitos turistas acordam cedo para ver o sol nascer neste mirante.
É na Praia dos Coqueiros que está situado o famoso Uxuá Beach Bar (ou Uxuá Praia). Gente bonita e espaço aconchegante na areia, perfeito para um drink ou ceviche. Ao lado da Praia dos Coqueiros está a Praia dos Nativos, também muito apreciada pelos turistas já que é a praia de chegada em Trancoso (a partir de Arraial e Porto Seguro). É onde a maioria das vans levam os turistas e, talvez por isso, achei a praia muito povoada. Tem várias barracas à beira mar, algumas mais charmosas (e com consumação mínima para sentar!) e outras mais populares.
Enfim, esse foi o meu passeio pela primeira vez na Bahia, amei tudo!