O Erro é um recado enviado pelo universo para mostrar que você precisa aprender, mudar a estratégia, ter cuidado. Errar é fundamental! Falhou? Não alcançou seu objetivo? Ótimo! Se você aprender será uma pessoa melhor, transmutada, caso contrário será apenas um chorão. Aprenda com o erro, pois é ele que te tira da zona de conforto que nada mais é o que te deixa satisfeito (mesmo que provisoriamente). Mas o que devemos lembrar sempre é que é justamente a zona de conforto que atrapalha os grandes desafios.
Após perceber que errou, vem a parte mais importante: esqueça o que passou. Não se lamente. Tente enxergar um novo caminho, reinvente-se! Faça da sua vida um espaço de constante construção e superação. Jamais se acostume ao fracasso, acostume-se as vitórias. Levante-se todos os dias motivado por si mesmo, sem depender tanto dos outros e das escolhas alheias. Coloque seus objetivos a frente das dificuldades, pois a vida só vale a pena quando é intensamente vivida e aproveitada.
Definitivamente, não conseguimos controlar tudo que está ao nosso redor, mas podemos controlar muitas coisas tendo em vista de que somos sócio majoritário da nossa própria existência. Minhas escolhas refletem diretamente no meu hoje e também no futuro que estou construindo. Por isso, é necessário ter equilíbrio e talvez seja esse um dos grandes desafios. O que pode ser feito para transformar os pontos complicados? Quem eu quero perto de mim? E o mais importante: quem eu quero ser daqui pra frente?
Para definir o caminho a ser seguido é necessário buscar o autoconhecimento, compreender quais os valores são mais importantes para que você possa se realizar. Pessoas que não se conhecem, que não entendem quais são seus reais pontos fortes, dizem e se deixam ser levadas pelo “acaso”. Aceitam qualquer coisa e, numa dessas, pode ser que não consigam chegar a lugar algum. Numa tentativa de se justificar para os outros e para elas mesmas dizem coisas como: “não dei sorte”, “minha família não é uma família de sucesso”, “eu tentei, mas não era o que eu queria”. Não, você não tentou o suficiente, é diferente. Muitas vezes, o medo do fracasso assombra e apavora as pessoas, impedindo-as de tentar ou insistir em algo que queriam. Por outro lado, algumas pessoas assumem o posto de fracassadas para se acomodarem a uma situação. O fracasso traz de certa forma uma sensação de conforto, pois no momento em que você para de lutar pode sentir que a ‘agonia’ acabou. Já o sucesso é sempre desafiador e muito inquietante.
Quais são seus objetivos? Onde você quer chegar? Qual seu valor principal? Qual seu valor secundário? O que faz você se emocionar? O que move seu coração? O que impulsiona o seu despertar? Quais as ideias você tem mais fortes pela manhã? Você dorme pensando em que? O que para você é inegociáveis? Estes são os seus valores e se você tiver o mínimo dessa consciência sua vida se transformará por completo.
Definido o seu valor, procure-o obsessivamente sem cessar!