Um dos meus maiores sonhos sempre foi conhecer a Europa, mas como não dava para passar um ano inteiro viajando e explorando todos os países da minha lista, o jeito foi conhecer apenas os cinco que consegui incluir na eurotrip. Foram dias inesquecíveis e super divertidos ao lado da minha querida tia Júnia (do blog Contando Tudo). Apesar de ter viajado só nós duas, lá fizemos boas amizades com pessoas da Argentina, Paraguay e Brasil. Inclusive, com um casal (Rafa e Ju) daqui de Belo Horizonte (onde moro) e que ficou com a gente boa parte da viagem e até hoje temos contato.
Quer saber mais detalhes sobre a minha EuroTrip? Então continue lendo o post! ✈
Os países que visitei:
Portugal, Espanha, Itália, França e Suíça.
O país preferido da viagem:
Gostei muito de todos, é difícil escolher um só quando se passeia por várias cidades e tem a oportunidade de visitar lugares encantadoras como: Nice, Mônaco, Paris, Genebra, Barcelona, Veneza entre tantas outras… Porém, se fosse necessário eleger um país para voltar e explorar com calma, certamente seria a Espanha que conquistou meu coração! ♥
Lugares marcantes:
Tive oportunidade de conhecer várias cidades, alguns lugares com um pouco mais de tempo e outros que só passei rapidamente, mas posso dizer que cada país me apresentou uma característica marcante e inesquecível. Em Lisboa, por exemplo, conheci a torre de Belém que para mim é uma das construções mais lindas do mundo.
Na Itália era um show de arquitetura a cada esquina, pois é um dos países mais antigos e que realmente preza muito a sua história e cultura. Por lá conheci Veneza, uma cidade linda como bem mostrada nos filmes, andei de gôndula pelos canais, neste mesmo passeio cantei volarè e ainda comprei miniaturas das famosas máscaras venezianas. Já na Toscana, mais precisamente em Florença, visitei a famosa Duomo (catedral) localizada no centro, a ponte Vecchio que é um dos cartões postais mais lindos da cidade e que eu sempre quis conhecer. Além disso, para as pessoas que assim como eu amam comprar bugigangas, há ótimos camelôs na cidade. Depois fui para Roma, conheci toda a parte histórica e turistica da cidade, com exceção do calor de 50ºC que fazia, foi bem legal o passeio. Também visitei rapidamente Pisa, tirei foto na torre torta e quase fui assaltada por imigrantes indianos. Para finalizar o tour pela Itália conheci uma cidade ao norte chamada Turim, é um lugar lindo e os homens italianos do norte se destacam pela beleza!
Na Suíça, conheci apenas Genebra e os Alpes (com neve no topo!). O mais marcante que pude observar são as cores mais vibrantes, o verde era mais verde, o azul mais azul. Há também parques bonitos e vários carrosséis espalhados pela cidade.
A França foi uma verdadeira surpresa, pois não esperava que fosse me deslumbrar tanto com a arquitetura, organização, belezas naturais e até com as pessoas que em todos os lugares foram cordiais. Além disso, na França se come muito bem e há uma variedade enorme de doces que despertou o melhor do meu paladar. O destaque, é claro, vai para Paris, com razão é chamada de Cidade Luz, vale cada minuto! Também não posso deixar de mencionar a Riviera francesa, Nice é uma cidade encantadora, tem o clima super agradável, praia, praças lindas e muitas outras atrações. Além disso, lá bem próximo conheci o Principado de Mônaco que é belíssimo, um dos lugares mais luxuosos e chiques que já conheci. Também passei por outras três cidades na França que me despertou curiosidade e encheu meus olhos de belezas são elas: Tours, Blois e Bordeaux.
No entanto, o país de maior identificação e amor a primeira vista foi a Espanha! Me encantei por cada cidade que visitei, com a arquitetura, com a comida e principalmente com o idioma. Arrisco dizer que me senti em casa, tanto que não conseguiria dizer qual cidade mais gostei, mas seguramente moraria em San Sebastian. A cidade fica ao norte do país e pertence ao País Basco, tem o clima agradável, é praiana e possui muitas coisas para fazer, além de ter uma lanchonete próximo a praia com uma das empanadas mais saborosas que já experimentei. Em Toledo pude ver de perto como é uma cidade medieval, andei a pé pela cidade e por ser bem pequena, rapidamente se conhece todo o centro e principais pontos. Claro passei pela capital Madrid e pretendo um dia voltar com calma para aproveitar os parques e tantas outras atrações que a cidade oferece. Outras cidade que andei bastante a pé para conhecer o máximo de lugares foi Barcelona que é mesmo encantadora!
As cidades que visitei em cada país:
Portugal: Lisboa
Espanha: Madrid, Toledo, Zaragoza, Barcelona e San Sebastian.
Itália: Roma, Vaticano, Florença, Veneza, Pisa e Turim.
França: Paris, Bordeaux, Tours, Blois e Nice.
Suíça: Genebra
Principado de Mônaco
Comida favorita em cada país:
Comi muito bem durante toda a viagem. Comprei muitos lanches e chocolates deliciosos. Não comi muito em lanchonetes ou food trucks. Fazia sempre o ritual de me sentar e pedir um prato nos restaurantes. Das comidas mais gostosas que comi destaco:
Espanha: paella de frutos do mar, quiche, sangria ( bebida feita com vinho) e empanada de frango.
França: macarrão à carbonara, muffin de chocolate e tortele de morango.
Itália: nhoque, pizza e os gelatos.
Suíça: Pizza.
Já deu pra perceber que não era a toa que eu estava gordinha, né?! Zero saudável!
Comidas
Os passeios mais legais:
Costumo dizer que qualquer paixão me diverte e lá tudo era uma grande diversão! Fui em vários lugares que valeram muito a pena, por exemplo: subi na torre Eiffel, andei muito a pé e fui da torre até o museu do Louvre passando pelo lindo arco do triunfo, conheci o encantador bairro de Montmartre; entrei no Coliseu e joguei uma moeda na famosa Fontana di Trevi em Roma; andei de gôndola em Veneza (aliás, em um determinado ponto do passeio, outras gôndolas se juntam e todos cantam Volare. É emocionante!). Também conheci a famosa Igreja Sagrada Família em Barcelona e a famosa igreja onde se casou a famosa Grace Kelly, princesa de Mônaco.
O que não me agradou:
Do tratamento de alguns italianos em seus estabelecimentos, achei a maneira de tratar muito rude e ainda dizem que nós brasileiros somos alegres como eles! Além disso, enfrentei um calor de 55º que me traumatizou pro resto da vida!
Cidade que descartaria de um próximo tour:
Acho que Roma… Mas talvez um dia volte para ver se a má impressão passa. Tenho visto alguns vlogs da cidade e pode ser que tenha exagerado na antipatia que tomei por alguns motivos. Enfim, joguei uma moeda na Fontana di Trevi pra voltar e pode ser que um dia eu retorne e veja tudo por um outro ângulo.
Tive algum perrengue?
De forma geral, não teve nenhuma situação embaraçosa com idioma ou perdas de horários, etc. Mas em Roma tive um problema com a grosseria de um garçom e em Pisa fomos expulsos de um restaurante porque eles não queriam mais turistas para comer. Saímos de lá e arranjamos um lugar muito melhor para almoçar. Lamentavelmente, alguns italianos não conhecem o significado da palavra educação.
Minhas compras:
Gosto muito de comprar bugigangas e faço coleção de coisas como caneca, chaveiro, imã de geladeira, etc. Mas além disso trouxe: mini Torre Eiffel, lenços de amarrar no pescoço, bolsa, réplica de um lindo óculos escuro e chocolates, muitos chocolates!
O que mais me impressionou nos europeus:
De forma geral, eles são educados e prestativos quando solicitados. Mas sem dúvida o mais marcante é a beleza dos homens italianos (alguma coisa de bom esse pessoal tinha que ter).
O que eu vi de mais estranho:
Fiquei muito surpresa em Blois, uma cidade do interior da França, pois quando chegamos a cidade, vimos um jardim com estátuas transparentes e penduradas nas árvores e no “ar”. Depois em uma casa que imitava um castelo tinha robôs de dinossauros e outros monstros saindo das janelas e fazendo barulhos estranhos. Confesso que aquela visão foi verdadeiramente surpreendente. Esse local chama-se Casa Villebresme e fica em frente a um café que vende o melhor muffin de chocolate que já comi na vida!
Me surpreendi com:
Tudo era novo e muito surpreendente! Para todos os lados que olhava só via belezas, mas dois momentos específicos me marcaram. O primeiro foi quando visitei o vaticano, lembrei muito das minhas avós que são católicas e pensei no quão felizes elas ficariam se um dia tivessem tido a oportunidade que naquele momento estava tendo. E a segunda, era a riqueza exuberante do principado de Mônaco, além da bela vista do mirante que fica ao lado da catedral de São Nicolau, onde foi realizado o casamento do príncipe Rainier com a famosa atriz Grace Kelly.
Quando voltarei?
Bem, minha viagem já faz alguns anos, mas espero que logo tenha oportunidade de viajar novamente para a Europa, pois tenho uma lista extensa de países que quero conhecer. Prometo deixá-los a par dos meus planos.
E você também gosta de viajar? Quais lugares do mundo já conhece e onde ainda quer conhecer? Deixe nos comentários que quero ficar por dentro de tudo!