gramadão

Viagem a Gramado e Canela – RS

Quem me conhece ou é leitor (a) do meu blog sabe que uma das minhas maiores paixões é viajar. E um dos maiores sonhos da minha mãe era conhecer Gramado na época do natal (ela é completamente apaixonada por papai noel e enfeites de natalinos). Então eu pensei: por que não juntar o útil ao agradável e fazer uma bela viagem pelo sul do Brasil, que inclusive eu nada conhecia? E assim, dia 26 de dezembro logo após passar o natal com a família partimos rumo ao Rio Grande do Sul, bah!

Eramos ao total sete pessoas para viajar: eu, minha mãe, meu irmão, tia Júnia (companheira da viagem a Europa), tia Lillian (companheira da viagem ao México), Sandra (sobrinha da tia Lillian) e Edna (amiga da Sandra que eu fiquei conhecendo na viagem e achei ela super legal!). O voo de ida foi super tranquilo, fizemos Belo Horizonte/conexão SP/Porto Alegre. De lá pegamos um ônibus da agência de viagem e fomos até Gramado.

Já na entrada da cidade, ficamos animados ao avistar o pórtico de Gramado e de lá até a pousada que nos hospedamos foi um show de belezas e muitas hortênsias enfeitando todo o trajeto. Para mim, sempre acostumada com a arquitetura portuguesa de Minas Gerais, achei simplesmente maravilhoso todas as construções terem influência colonial alemã. Mais tarde um taxista nos contou que a própria prefeitura incentiva por meio de descontos que todos continuem construindo casas e estabelecimentos comerciais nessa linha colonial. Acho justo que seja assim, pois isso deixa a cidade muito mais bonita e harmoniosa. Gramado é uma cidade inteiramente pensada para o turismo e para todos os lados que se olha há coisas lindas e deslumbrantes para serem vistas.

Abaixo vou listar as coisas que mais gostei e também algumas dicas de passeio tanto em Gramado quanto em Canela. Vamos lá?

O que há de mais legal em Gramado e Canela?

Sem exagero algum, tudo me encantou! Como disse anteriormente, a arquitetura é deslumbrante e por si só uma grande atração turística. A sensação é que estamos em outro país.

Quais os passeios mais legais?

São inúmeras as possibilidades de passeios e atrações para todas as idades e perfis. Como as duas cidades são pequenas e os pontos turísticos se concentram a maioria na área central, é possível aproveitar e explorar com calma cada lugar.

Em Gramado, na área central da cidade localizam-se: a bela igreja de São Pedro, a fonte do amor, a casa do famoso festival de cinema, a rua coberta, as lojas de chocolates, a praça das etnias com os bonecos e letreiros gigantes de natal e a rua torta. Os restaurantes ficam nas ruas paralelas ou que cortam a avenida Borges de Medeiros. No entanto, se você quiser conhecer o lago negro, um lugar lindo que fica em um bairro afastado do centro, pegue um táxi e fique lá um tempo para tirar fotos com calma, andar de pedalinho no lago, fazer um lanche gostoso e apreciar a vista que é muito bonita.

Fotos abaixo de Gramado – RS

Em Canela, assim como em Gramado, andamos muito a pé no centro e visitamos o comércio que diga-se de passagem é bem mais em conta que o da cidade vizinha. Visitamos a catedral principal que também é linda e depois seguimos para a cachoeira do caracol, que por ser um pouco afastada só é possível ir de carro ou de van como foi o nosso caso. A cachoeira do Caracol é muito bonita, para subir e descer visitando os dois mirantes a única forma é de teleférico, esse passeio inclusive custa R$40,00, mas na minha opinião vale muito a pena pelo visual. Tem uma mata preservada em volta e alguns enfeites de duendes que deu um ar mágico ao local. Existem outras atrações como o museu dos animais de madeira, bonecos e outros tipos de enfeites natalinos para tirar fotos.

Fotos abaixo de Canela -RS

 

Bônus: Não fui no Mundo a Vapor, mas minhas tias foram e disseram que é um passeio muito bacana!

Onde comer?

Muito provavelmente alimentação seja uma das coisas mais caras na cidade. Os restaurantes e cafés na avenida principal são mais caros, mas se você busca algo em conta, procure nas ruas paralelas que tem algumas opções de restaurantes com pratos feitos ou no método “como a vontade e pague um preço fixo”. O carro chefe da culinária são os famosos founduers e as cantinas italianas. Mas minhas maiores descobertas foram o Trudel (uma doce romeno, espécie de pão doce recheado com Nutella) e o gelato de pistache com pedacinhos de chocolate do Café Caracol (localizado na rua coberta). Sim, devo admitir que meu ponto fraco são os doces!

IMG_20161228_163807136_HDR
O famoso TRUDEL

Onde comprar?

Bem, não sou a maior fanática por compras em viagens, mas fiz boas compras de sapatos na loja Paquetá Esportes, localizada na avenida Borges de Medeiros ao lado na entrada da rua coberta. Como já disse aqui no post, Gramado é uma cidade bem cara porque vive do turismo, mas os sapatos em geral têm um preço muito bom! Por toda a cidade há várias lojas de chocolates, lembrancinhas, roupas, objetos de decoração e também os out lets que em sua maioria estão na Avenida das Hortênsias. O segredo é andar bastante, pesquisar e só depois comprar.

Qual a maior diferença entre BH e Gramado?

A diferença mais gritante além da arquitetura, é sem dúvida, o fato de Gramado não ter semáforo. Quando o pedestre se aproxima ou pisa na faixa, imediatamente os carros param. Fiquei encantada com a educação do povo! Quanta civilização, não é mesmo?!

Natal de Luzes

Gramado já é uma bela cidade, isso eu não me canso de dizer. Mas por acaso já mencionei como ela fica divinamente enfeitada no natal? São luzes, bonecos de neve, papai noel, soldadinhos espalhados pelas ruas e avenidas. Cada enfeite mais lindo que o outro! Não é a toa que o natal de luzes é tão famoso no Brasil inteiro, pois é realmente incrível!

____________

Bem, essas são as dicas e os pontos altos da minha viagem ao Rio Grande do Sul.

Se você também conhece Gramado e Canela ou quer tirar alguma dúvida, deixe aqui seus comentários.

Até a próxima viagem!

Nota: as fotos são de autoria própria.

Viagem a Gramado e Canela – RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *